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Landing Page

Páginas de captura com alta conversão

Landing
Page

Páginas
de captura
com alta
conversão

Saiba como um estrategista ajuda o seu marketing ser mais eficiente!

O que é Landing Page?

Landing Page é uma página otimizada para conversão que possui apenas uma ação possível: gerar leads ou vendas.

Essa mudança de conceito ocorreu junto da evolução da publicidade digital, somada a popularização de estratégias de marketing digital, como o Inbound Marketing e o Marketing Direto.

Sendo assim, quando você clica em um anúncio, em uma campanha de e-mail marketing ou em banners, por exemplo, e é direcionado para uma página que não possui um menu (e qualquer link externo ou interno), então você foi encaminhado para uma landing page.

Quando a página de destino — a expressão mais utilizada em português —, não tem por objetivo a venda online, ela possuirá um formulário para gerar algum tipo de conversão, como por exemplo:

  • Pedido de orçamento (ou contato comercial);
  • Solicitação de diagnóstico comercial;
  • Pedido para acessar algum conteúdo ou material (catálogos, estudos de caso, e-books, planilhas, etc);
  • Assinatura de newsletters.

Qual o objetivo de uma Landing Page?

When to hire a digital strategist?

Strictly speaking, everyone who has a digital business needs a strategist. After all, managing your page, virtual store or infoproduct without a strategy is like walking around an unknown city without a map, without direction.

In short, when you’re having trouble standing out from the competition, or understanding and connecting with your target audience, the support of a digital strategist can help.

Get to know in detail the main indications that you need a digital strategist!

Your audience is not yet well defined for you

You know that friend who helps his more shy colleagues get closer to someone? It’s the same logic: the strategist presents the market to the entrepreneur, such as customer and behavior profiles, competitors, objections, among others.

Thus, it is not necessary to rack your brain looking for all this, because the strategist does this in-depth research and presents it to you.

You have strong competitors

If you save money on marketing by believing you can ‘go’ on your own, know that your competitors may not. Quite the contrary, they play with all the pieces.

So, considering that leaving this gap empty is giving up this space for them to differentiate themselves from you, it becomes essential to hire a digital strategist to help you stand out in the market.

Your business lacks a value proposition

The value proposition is what leads the customer to have a clear and transparent perception of how a business can be relevant to him.

Normally, it is described in the institutional section of the brand’s website and it is not easy to elaborate, because you have to take into account the different personas that most ventures have.

In this sense, know that this very competitive element is also the target of the digital strategist, which can help you considerably in your business.

In the video below, you can better understand what a value proposition is and what are the steps to create one.

Diferente da página inicial de um site, que geralmente é mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo, para que ele converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva, como nos exemplos citados acima.

Independentemente do tipo, o único objetivo das landing pages é gerar conversões, e é por isso que se diferenciam das outras páginas de um site. Para isso, a página deve ser clara, precisa e organizada, oferecendo realmente aquilo que foi prometido, informado ou especificado em sua campanha estratégica inicial.

Dica: Site, blog, landing page, hotsite ou e-commerce? Entenda a diferença!

Qual a relação das Landing Pages com os resultados?

Na maior parte das vezes, as landing pages são a porta de entrada dos prospects para a jornada de compra. Nesses canais, visitantes podem virar leads e leads podem virar leads qualificados que, posteriormente, se tornarão clientes do seu negócio.

Por isso, ao fazer um bom trabalho nas suas landing pages, você poderá gerar mais conversões para sua empresa, aumentando o potencial de resultados e tornando sua estratégia mais rentável e lucrativa.

Nesse momento, entra a necessidade de um bom parceiro: é preciso que a sua empresa possa contar com a expertise de quem possui experiência e seja capaz de te ajudar a conquistar esses resultados.

A criação de uma landing page exige estratégia e conhecimento de mercado. Por isso, a Orgânica se torna uma boa opção: nós possuímos grande experiência e contamos com uma equipe especializada na área, capaz de aumentar a sua taxa de conversão e conquistar as melhores oportunidades para o seu negócio!

Os benefícios de criar uma Landing Page

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Uma estratégia baseada em landing pages pode ser ótima para quem utiliza a Internet para impulsionar suas vendas. Vou listar aqui alguns benefícios:

Aumentar a taxa de conversão

Já que essas páginas possuem exclusivamente um objetivo, elas eliminam todas as distrações e informações que não são relevantes para alcançá-lo. Por consequência disso, há um aumento relevante nas taxas de conversão das ações de marketing digital.

Essa característica – com absoluta certeza – é a maior vantagem em adotar landing pages!

Ajuda no lead scoring

Uma das grandes vantagens de uma landing page não é apenas a geração de leads, mas o chamado lead scoring. Trata-se da classificação dos leads de acordo com o seu interesse e possibilidades de fechar um negócio.

Esse processo consiste em atribuir um determinada pontuação a cada um dos leads, de acordo com a sua interação com a marca. Quanto mais fundo no funil estiver essa interação, mais pontos ela representa.

Por exemplo, um cadastro para newsletter de topo de funil vale menos pontos que baixar um e-book de fundo de funil. É preciso manter um controle sobre essas ações do usuário.

De acordo com a pontuação obtida por cada lead, o time de vendas sabe quem está pronto para um contato direto, já que demonstrou muito mais interesse nas soluções ofertadas por sua empresa para os seus problemas. O foco é sempre em quem tem mais chances de conversão.

 

Permite segmentar os leads

Outra vantagem clara de uma estratégia de landing pages é a segmentação de leads. Isso pode ser feito por meio das ações e materiais utilizados em cada página.

A partir das informações solicitadas ou do material disponibilizado na landing page, podemos distinguir as diferenças entre as pessoas que estão na jornada de compra. Assim, criam-se listas e grupos com interesses semelhantes para gerar novas estratégias focadas nelas, melhorando ainda mais a conversão.

Reduz o custo de aquisição de clientes

Adquirir as informações de clientes é algo complicado e exige um enorme esforço da equipe de marketing e vendas. São horas de ligações, entrevistas, e-mails, reuniões e apresentações para manter um contato e conseguir tais dados, para que possam ser mais bem trabalhados. Tudo isso tem alto custo.

Uma estratégia de landing page consegue agregar uma quantidade enorme de dados de potenciais clientes de forma simples e rápida. Você deixa de correr atrás dos leads e apenas oferece informações para que eles venham até você.

Por meio da landing page, é possível ter acesso a todas as informações relevantes de um lead para posterior contato. Os custos são baixíssimos em relação a uma estratégia comum de captação de clientes.

Os tipos de Landing Page

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Thus, it is not necessary to rack your brain looking for all this, because the strategist does this in-depth research and presents it to you.

You have strong competitors

If you save money on marketing by believing you can ‘go’ on your own, know that your competitors may not. Quite the contrary, they play with all the pieces.

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The value proposition is what leads the customer to have a clear and transparent perception of how a business can be relevant to him.

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In the video below, you can better understand what a value proposition is and what are the steps to create one.

O objetivo geral de uma estratégia de landing page é gerar conversões, mas isso pode ser feito por meio de várias ações, até que se gere o interesse principal para a compra. Por conta disso, temos vários modelos de landing page a serem utilizados dentro do funil de vendas. Vamos verificar cada um deles:

Página de captura

O primeiro modelo é a chamada página de captura, um tipo simples de landing page criado para capturar dados de contato de um lead. Pode ser e-mail, nome e telefone, permitindo a criação de uma lista de leads.

Para que ela tenha sucesso, é preciso realizar alguma oferta de contrapartida, algo que seja do interesse do cliente, como a inscrição em um webinário ou o download de um e-book. Para que tenha acesso ao conteúdo, o usuário precisa preencher um formulário com seus dados, igual a este exemplo do nosso Manual definitivo do Inbound Marketing:

 

Página de confirmação pendente

Quando nos cadastramos em um novo serviço ou em qualquer plataforma online, é comum ser direcionado a uma página que nos pede para acessar a caixa de entrada de nosso e-mail para realizar a confirmação e conclusão do cadastro.

A função da página de confirmação é a orientação do usuário acerca de quais passos ele deve realizar para concluir o processo de cadastro ou acessar a recompensa que foi prometida.

Esse tipo de página deve ser o mais simples possível. É fundamental que as orientações passadas aos usuários sejam claras. Isso serve para evitar que pessoas utilizem e-mails falsos apenas para acessar as recompensas.

Página de vendas

O objetivo da página de vendas é apresentar um determinado serviço ou produto em um modelo de oferta. Para ter eficiência, ela deve convencer o cliente de todos os benefícios existentes na oferta apresentada, deixando claro como ela poderá sanar todos os problemas do lead.

Uma seção de perguntas frequentes e depoimentos de consumidores são uma boa tática de convencimento. Tudo isso deve ser finalizado com uma chamada para a ação que leve o usuário até uma página de pagamento, na qual a compra será finalizada.

Página de obrigado

O último tipo de landing page é a página de obrigado, que serve para finalizar uma conversão. Ela pode ser aplicada não apenas em uma compra, mas também ao baixar um material, realizar uma inscrição ou preencher um formulário.

O objetivo dela é gerar empatia, conquistando a confiança do usuário por meio do estreitamento da relação. Além disso, quando a landing page de obrigado é aplicada em início ou meio de funil, ela já pode indicar o próximo passo a ser tomado pelo lead.

Os elementos do layout

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Your business lacks a value proposition

The value proposition is what leads the customer to have a clear and transparent perception of how a business can be relevant to him.

Normally, it is described in the institutional section of the brand’s website and it is not easy to elaborate, because you have to take into account the different personas that most ventures have.

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In the video below, you can better understand what a value proposition is and what are the steps to create one.

Para facilitar a vida de seus clientes e sua navegação no site, a landing page deve ser visualmente agradável, com um layout leve e limpo, apenas com os elementos necessários. A seguir, confira como fazer isso na prática:

Títulos e subtítulos

Os textos desses elementos devem ser simples e diretos, ajudando o internauta a perceber a proposta da página, o que ele ganhará e o que deve fazer para isso.

Em geral, os títulos ganham destaque em tamanho e cor e criam o interesse no usuário, enquanto os subtítulos dão mais informações sobre a oferta para ajudá-lo a entender o valor e se convencer de tomar alguma ação positiva, como baixar um e-book ou comprar um produto.

 

Cores

Uma escolha inteligente de cores ajuda a comunicar a oferta da landing page. Você pode utilizar vermelho em uma call to action para inspirar energia ou azul para confiança, por exemplo.

É importante que haja uma harmonia com a identidade visual da empresa e um contraste, para que o usuário consiga ler os textos, visualizar as imagens e entender o conteúdo com facilidade, em especial os elementos que você quis destacar.

Imagens

O uso de imagens também ajuda muito a comunicar uma oferta, despertar o interesse e dar mais credibilidade à proposta de valor. Se o objetivo da landing page é gerar leads por meio de um e-book, por exemplo, você pode colocar um print da capa do livro.

Além de fotos, outros elementos de design, como setas e banners, podem ser utilizados para indicar elementos importantes, como um formulário e a call to action.

Descrição

As landing pages costumam ter pequenos textos que ajudam o usuário a entender a oferta instantaneamente. Nas descrições, é importante ser sucinto, objetivo e resumir as ideias em frases curtas, destacando os aspectos mais interessantes para o internauta. É comum utilizar, para isso, bullet points, palavras em negrito, números e vídeos.

Formulário

As landing pages são bastante utilizadas para gerar leads, por isso, é comum a existência de um formulário, no qual o usuário troca alguns dados, como seu nome, e-mail e telefone para ter acesso a uma proposta. Nesses casos, também são conhecidas como páginas de captura.

É preciso avaliar bem quais informações serão requisitadas e o tamanho do formulário, levando em consideração as personas, seu estágio no funil e o objetivo da página. Em geral, quanto mais dados forem pedidos, menos pessoas tomarão a ação desejada.

Dica: Business Intelligence: o que é e qual a sua importância

Menus

Não deve ser uma novidade a este ponto que as landing page devem ser criadas estrategicamente para converter usuários. Seus elementos devem ser escolhidos com cuidado para não distrair o internauta, portanto, não é recomendável utilizar menus, pois o seu possível cliente pode se sentir atraído por algum dos itens e deixar a página sem tomar a ação desejada.

White Space

O espaço em branco, ou white space, é essencial para facilitar a leitura de uma landing page, como é comum em artigos na web e livros.

O espaçamento entre imagens, frases e demais composições da página ajudam o leitor a entender a oferta e perceber elementos em destaque.

Prova Social

É comum compartilhar depoimentos de pessoas que aprovaram o que está sendo ofertado na landing page. Esses comentários são conhecidos como prova social (social proof) e ajudam a dar mais credibilidade e despertar interesse na audiência.

Call to Action

As calls to action (CTA’s), ou “chamadas para ação”, são fundamentais para o sucesso da sua landing page e, como consequência, do seu negócio. É por meio desse recurso — que pode ser um botão de cadastro ou de download de um e-book — que você indica ao usuário como converter.

Sempre certifique-se de deixar bem claro o motivo dessa CTA e o que ocorrerá a seguir. Jamais tente dar uma de “espertinho” ou enganar seu cliente! 

Métricas para acompanhar nas suas Landing Pages

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Strictly speaking, everyone who has a digital business needs a strategist. After all, managing your page, virtual store or infoproduct without a strategy is like walking around an unknown city without a map, without direction.

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Your audience is not yet well defined for you

You know that friend who helps his more shy colleagues get closer to someone? It’s the same logic: the strategist presents the market to the entrepreneur, such as customer and behavior profiles, competitors, objections, among others.

Thus, it is not necessary to rack your brain looking for all this, because the strategist does this in-depth research and presents it to you.

You have strong competitors

If you save money on marketing by believing you can ‘go’ on your own, know that your competitors may not. Quite the contrary, they play with all the pieces.

So, considering that leaving this gap empty is giving up this space for them to differentiate themselves from you, it becomes essential to hire a digital strategist to help you stand out in the market.

Your business lacks a value proposition

The value proposition is what leads the customer to have a clear and transparent perception of how a business can be relevant to him.

Normally, it is described in the institutional section of the brand’s website and it is not easy to elaborate, because you have to take into account the different personas that most ventures have.

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In the video below, you can better understand what a value proposition is and what are the steps to create one.

 

Como expliquei anteriormente, os testes em landing pages são fundamentais para construir páginas que realmente sejam capazes de converter e aumentar a quantidade de potenciais clientes para o seu negócio. Existem algumas métricas que precisamos analisar a fim de melhorar os resultados e tornar a estratégia cada vez mais rentável.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica importante de ser acompanhada. Ela irá mostrar qual a porcentagem de visitantes que rejeitaram a página: que permaneceram por pouco tempo, não consumiram seu conteúdo e saíram.

Essa taxa pode ajudar a entender, por exemplo, se a página está atrativa e se os conteúdos estão bem dispostos e, principalmente, a analisar se a segmentação dos anúncios que estão levando visitantes para a landing page está feita corretamente.

Taxa de conversão 

A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes. Ela irá mostrar a porcentagem de visitantes que converteram na sua landing page. Aqui, vale lembrar que a conversão pode variar de acordo com o objetivo de cada página: pode ser o download de um e-book, o cadastro para uma consultoria, uma compra etc.

É importante avaliar o número de visitas na página e a taxa de conversão para identificar a proporção. Se uma porcentagem muito pequena de visitantes estiver convertendo, talvez seja o caso de procurar otimizar alguns detalhes, como as chamadas, a cor do botão de conversão, o argumento presente na página ou até o texto do botão.

Lembre-se de documentar o que foi alternado e manter um acompanhamento contínuo para identificar os resultados e descobrir qual tipo de conteúdo e chamada traz números mais interessantes para o seu negócio.

Dica: Indicadores e métricas de Marketing Digital: saiba como usar

Taxa de cliques

A taxa de cliques também é importante. Ela vai mostrar onde seus visitantes mais clicaram. Entender essa métrica ajuda a descobrir que tipo de informação e conteúdo essas pessoas estão buscando na página, permitindo também que você reveja o conteúdo e a disposição das informações dentro de suas landing pages: será que os usuários estão encontrando o que buscam durante a navegação ou os conteúdos estão bagunçados? Talvez seja interessante rever esses detalhes.

Taxa de saída

Pode parecer que essa métrica se trate da mesma coisa que a taxa de rejeição, porém, existem diferenças. Ela revela a quantidade de usuários que tiveram algum tipo de interação com a sua landing page, mas, por algum motivo, acabaram deixando o site sem finalizar nenhuma ação.

Logo, podemos dizer que a diferença entre essa métrica e a da rejeição é a interação com a página. É preciso entender o motivo que fez com que o usuário mudasse de ideia e deixasse a landing page.

No geral, uma página pouco intuitiva é um dos principais motivos para uma alta taxa de saída, já que o usuário acaba ficando confuso sobre quais os passos a serem dados ou não entende o conteúdo. Por isso a importância de manter a simplicidade e objetividade de uma página.

Ao acessar a sua landing page, a pessoa precisar entender o porquê de ela ter de responder ao seu formulário, como se inscrever e como baixar o arquivo disponibilizado. Enfim, a atividade a ser realizada deve ser clara para guiar o usuário a ação que você espera.

Custo por lead

O custo por lead é outra métrica fundamental dentro de uma estratégia de landing pages. Ele permite que possamos entender qual o valor real de cada um dos leads conquistados por meio desse método.

Afinal, dentro de qualquer campanha, temos um orçamento e precisamos de uma meta de quanto gastar para gerar cada lead, garantindo eficácia. Na verdade, analisar essa métrica pode ser um pouco complicado para quem não tem muita expertise no Marketing Digital, já que nem sempre o que parece é a realidade.

Explico: um custo muito baixo para a geração de leads pode parecer algo bom, afinal, sua landing page está atraindo um grande fluxo de pessoas, não é mesmo? Contudo, isso pode significar uma baixa qualidade desses leads, que não trazem um retorno esperado, ou podem apresentar problemas por não se encaixar em seu público-alvo.

Por outro lado, um custo alto pode levar ao estouro de seu orçamento sem alcançar o retorno esperado, prejudicando toda a sua estratégia traçada para as landing pages. Por isso, definir algumas metas e manter uma mensuração periódica é fundamental para entender se seus objetivos estão sendo alcançados e seu orçamento esta sob controle.

Perguntas Frequentes

Landing Page é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as Landing Pages são muito usadas em campanhas de Marketing Digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

A funcionalidade de Teste A/B é usada para otimizar a taxa de conversão de uma Landing Page ou testar alguma hipótese em uma nova página.

Essa ferramenta se tornou uma excelente alternativa para aumentar a conversão da empresa, conquistando cada vez mais leads e clientes durante o processo.

As métricas que você deve acompanhar são: taxa de rejeição, taxa de conversão, taxa de cliques, taxa de saída e custo por lead.

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